Mavi Máquinas Vibratórias

Sua melhor opção em
equipamentos vibratórios

|   ENGLISH  |  ESPAÑOL  |  

Novidades

Fique por dentro do que acontece de mais moderno na área de equipamentos vibratórios para a indústria.

07-05-2019

Leitos fluidizados vibratórios Viproc

A fluidização de materiais secos a granel é fenômeno conhecido há muitos anos. Ao injetar-se ar em quantidade suficiente em uma areia, por exemplo, ela passa à condição de semi-fluida ou até fluida.

Um processo já bastante antigo, conhecido como "air-slide" onde em uma rampa levemente inclinada, através de um tecido poroso se injeta ar e depois alimenta-se com um material a granel por cima, ocorre a fluidização e o material se comporta como líquido, correndo como tal.

Nos anos 1970 testou-se a combinação com vibração, de forma a necessitar volumes bem menores de ar e não haver necessidade de inclinar-se a rampa transportadora.

E um efeito interessante pode ser observado: a intensa mistura de ar, agitação vibratória e troca de calor ocorrida, ajudava a criar secadores ou resfriadores contínuos para materiais pulverulentos (leite em pó, areia de fundição, serragem úmida, argila expandida, etc.)

Na área agrícola há desenvolvimentos interessantes para secagem de grãos em baixa temperatura e resfriamento de açúcar amorfo, com diminuição da umidade. 

Para consulta mais específica, entre em contato conosco clicando aqui.

Para mais detalhes, clicar sobre as fotos, ampliam-se.

Fotos: Eng. Phillip T. T. Bussius.

 

Para um grande processador de sementes no Brasil a entrega em maio de 2019 de um processador de leito fluidizado Viproc, para condicionamento de grãos diversos.

Pode-se observar as entradas de ar para formar o leito fluidizado (insufladores pelo cliente), a coifa para recebimento do ar de troca térmica e os motovibradores laterais Vimot para agitação do leito.

TOPO