Novidades

Fique por dentro do que acontece de mais moderno na área de equipamentos vibratórios para a indústria.

voltar para a lista

11-08-2004

Instalação piloto de plena escala para secagem de carvão vegetal para siderúrgicas.

Grandes siderúrgicas conscientes dos danos ambientais provenientes do desmatamento incontido, já de anos atrás, optaram por programas de manejo sustentado e replantio em antigas áreas de reflorestamento, reduzindo drasticamente o impacto ambiental e os custos com carvão mineral e coque importado.

Para melhorar o desempenho da moagem nas épocas de chuva, onde o carvão estocado torna-se impróprio para esta operação, optou-se em grande processadora de ferro-gusa, verificar a secagem de aprox. 50 m3/h de carvão vegetal com granulometria de até 5 mm, utilizando-se o leito fluidizado vibratório VIPROC, da Mavi Máquinas Vibratórias Ltda. de São Paulo Para o meio de secagem é utilizado gás queimado de fornos tipo cubilot, permitindo que o carvão seco seja totalmente moído e injetado no processo metalúrgico de fabricação de gusa.

O equipamento está em fase de montagem e até o final de 2004 os dados sobre a eficácia do processo devem estar disponíveis, provavelmente como excelente opção para a operação contínua dos sistema de moagem de carvão vegetal proveniente de reflorestadoras.

1 Vista lateral do equipamento vibratório de leito fluidizado VIPROC em término de montagem nas instalações da Mavi, São Paulo.
2 Vista superior do mesmo equipamento.
3 Vista da coifa de ventilação para o secador de leito fluidizado, na montagem final em São Paulo.
4 Montagem final com coifa posicionada para testes em vazio

voltar para a lista

TOPO