Novidades

Fique por dentro do que acontece de mais moderno na área de equipamentos vibratórios para a indústria.

voltar para a lista

11-02-2004

Alerta, operação de peneiras Vibrapen para açúcar.

Uma das falhas observadas na instalação de peneiras vibratórias com dois motovibradores é a ligação errada, ou seja ambos os motovibradores girando no mesmo sentido. Os danos causados podem ser extensos e inviabilizar seu uso, além do baixo rendimento que pode apresentar.

Um exemplo recente é o caso de grande cooperativa açucareira onde por uma falha de religação após manutenção em um dos motovibradores Vimot, operou-se uma das peneiras (que trabalham em paralelo) com os motovibradores girando em sentidos iguais. Após algumas semanas surgiram várias trincas, a ponto do equipamento ser enviado a Mavi para restauração.

Portanto, é primordial e imprescindível que antes de fazer a conexão final elétrica, sejam removidas as tampas de proteção dos motovibradores e verificado o sentido de giro, sempre um ao contrário do outro (um horário e o outro anti-horário). Com isto o equipamento peneira na capacidade adequada, não ocorrerão trincas e principalmente, pode-se observar, o material caminha em linha reta sobre a tela. Se os motovibradores Vimot estiverem girando em sentidos iguais, o material correrá para um dos lados do equipamento.

As trincas podem ser tão extensas a inviabilizar a operação
Equipamento igual, sem danos que operava em paralelo.
O equipamento a esquerda Vibrapen 14.35, operou com os motovibradores em sentido correto (giros reversos). À direita observam-se as trincas, por operação incorreta. ou seja giros iguais.

voltar para a lista

TOPO