Mavi Máquinas Vibratórias

Sua melhor opção em
equipamentos vibratórios

|   ENGLISH  |  ESPAÑOL  |  

Revitran

Transportadores Vibratórios

Insensíveis a altas temperaturas, transportam altíssimas capacidades com baixo custo energético. São sincronizados para trabalharem próximos a frequência de ressonância.

Princípio de funcionamento

Detalhe mostrando molas helicoidais de aço utilizadas nos transportadores Revitran

Os transportadores vibratórios tipo Revitran®, modelos SKL e SKF, compõe-se de um sistema massas-mola, incluindo-se a calha transportadora em si (1), o contra-balanço (2) composto das fundações (3) e estrutura inferior ou uma massa de tamanho definido e as molas helicoidais de aço.

Em função do tamanho da massa e quantidade de molas, esse conjunto possui uma frequência natural definida. Ativando-se o sistema com pulsos cíclicos, inicia o movimento vibratório. A relação de amplitudes é inversamente proporcional a relação de massas entre a calha e o contrabalanço ou seja, quanto maior o contrabalanço, menor a sua amplitude.

Montando-se diretamente sobre o solo, o contra-balanço torna-se infinitamente grande e amplitude tende a zero. Daí praticamente só ocorrer a vibração da calha por onde é conduzido o material a granel. Essa vibração ativa o material a micro-saltos criando um fluxo uniforme. O lançamento é guiado pelas molas planas laterais (5).

Caso o sistema seja ativado a pulsos coincidentes com a frequência natural do conjunto massa-mola, ocorrerá a ressonância , por menores que sejam as forças aplicadas, já conseguindo induzir o conjunto a vibrações. A grande vantagem desse sistema é, portanto, o consumo mínimo de energia. Essa pequena força necessária é transmitida ao conjunto pelo motor (6), transmissão redutora (7) e o sistema biela-manivela (8) ligado a calha transportadora pela molas de acoplamento (9).

A trajetória da calha vibratória corresponde ao movimento harmônico simples (senoidal) com as conhecidas fases de aceleração e desaceleração. O transporte vibratório ocorre pois o material descola da superfície acelerada no movimento de ida, iniciando o lançamento oblíquo e a trajetória parabólica, enquanto a superfície em seguida é desacelerada.

Como a trajetória parabólica é curta (micro-salto) e a frequência relativamente alta, a sequência de impactos é tal que o fluxo de material torna-se uniforme.

Acionamento vibratório

Secador vibratório de calcário Revitran®, com chama de gás.

Transportador vibratório Revitran®, execução leve, para transporte de pequenas capacidades, com base de contra-balanço para isolamento total das vibrações. Pode ser montado em estruturas elevadas.

TOPO