Para o moderno resfriamento contínuo de fundidos, a Mavi Máquinas Vibratórias Ltda. de São Paulo oferece os equipamentos vibratórios do tipo Revitran, para capacidades de até 40 t/h de peças provenientes da desmoldagem, com temperaturas de até 450 graus centígrados na entrada.
A temperatura final na descarga pode ser de até 100 graus Celsius, excepcionalmente 70 graus, o que permite a manipulação das peças para quebra de canais, jato de granalha ou outras operações e tratamentos.
Um transportador vibratório, com larguras variando de 1200 à 2000 mm e comprimentos de até 40 metros, com coifa, transporta os fundidos após a desmoldagem, sendo dirigido por sobre as peças um fluxo de ar úmido, conseguido através de ventiladores de insuflamento e bicos especiais nebulizadores de água. A quantidade de água injetada assim como a variação do fluxo de ar permite a regulagem da temperatura final das peças. A velocidade de transporte também pode ser regulada continuamente.
A vantagem deste tipo de equipamento é seu baixo desgaste por não haver peças rotativas em contato com os fundidos, silêncio no transporte em vista do virtual deslizamento das peças pela baixa vibração e controle dos parâmetros de resfriamento, inclusive por controladores lógicos programáveis (PLC). Substitui transportadores aéreos nas tarefas de resfriamento, com grande redução nos custos de manutenção e área ocupada.
As fotografias anexas mostram equipamento fornecido para uma fundição na grande Belo Horizonte, para o resfriamento contínuo de fundidos para serviços públicos como tampas de bueiros, manilhas, etc. para até 10 t/h.