O motovibrador eletromecânico Vimot é um produto com tradição de confiabilidade, fabricado no Brasil pela Mavi Máquinas Vibratórias Ltda desde 1961, atualmente sob a tutela das normas ISO 9001:2000 e DIN-VDE de proteção a motores elétricos.
São mais de 120.000 motovibradores entregues nestes 48 anos de Brasil e mercado latino-americano.
No inicio do ano 2000, a Mavi colocava no mercado sua NOVA LINHA de motovibradores Vimot, de produção 100% nacional, que visava atender as exigências construtivas ditadas pelas normas supra e por exigências de mercado.
Um sucesso, mais de 22.500 motovibradores vendidos. Alguns clientes lentamente foram substituindo os modelos antigos, pois foram mantidos detalhes técnicos importantes, como dimensional da base, e o principal, a qualidade Mavi, o único no mercado com garantia de 2 anos.
Os modelos P-01, M-03. G-05, E-10 e S-20 fazem hoje dos motovibradores Vimot um produto confiável de altíssima durabilidade e resistência, nas mais diversas condições.
Da linha de motovibradores eletromecânicos Vimot reformados para a nova série, faltava o modelo A-40, acionamentos pesados da série siderúrgica, e sem alarde, a Mavi os está lançando no mercado.
Seguindo a já aprovada linha, não será mais utilizada carcaça adaptada de motores elétricos, e sim a nova carcaça em ferro fundido nodular com caixa de ligação fundida no próprio corpo do motovibrador, de forma a evitar os eventuais rompimentos, quando aparafusadas à carcaça. A passagem dos cabos para o interior da carcaça será selada com material vedante de alta temperatura, mantendo os fios rígidos, sem a possibilidade de romper-se por vibração. A ligação será feita por placa de bornes, parafusos e porcas, sendo o conjunto enclausurado por borracha esponjosa removível, de forma a não haver soltura de cabos. Os rolamentos superdimensionados garantem o trabalho por 60.000 horas contínuas, sem relubrificação.
As rotações podem ser aumentadas em ate 40% através de inversores de frequência sem danos aos rolamentos ou bobina mento do estator. As tampas protetoras são de aço repuxado, tornando o conjunto apto à classificação de proteção IP-66.
As siderúrgicas brasileiras e latino-americanas em geral tem dado preferência a este tipo de motovibrador por suas características construtivas e longevidade, simplicidade de assistência técnica por serem fabricados em país vizinho, com rapidez na entrega de peças de reposição e uso de componentes de primeira linha.
“O nosso trabalho é resolver os seus problemas industriais utilizando vibração”.
Baseados nisso é que estamos em constante desenvolvimento e modernização em nossos projetos.
Fotos: Ricardo Chiodo
Texto: Maria Lucia Borbely