Kuttner do Brasil adquire pacote de equipamentos vibratórios MaviI (1 transportador e 2 desmoldadores) para a nova planta de fundição no Paraná. Os desmoldadores tipo “Vigrel” DSF/HF 18.65/2WA-3000 projetados para a descarga da areia pelo fundo com capacidade estimada de aproximadamente 400 toneladas por hora.
Executados em aço carbono ABNT 1020 com pintura padrão Mavi RAL 6011 são constituídos de um trecho liso na região inicial de impacto e o restante com grelha substituível em aço carbono SAE 1045 com abertura trapezoidal. Cada desmoldador é acionado por 2 mecanismos vibratórios W-3000 com motor elétrico de 15 kW a 1150 RPM.
Desmoldadores são constituídos basicamente de 5 elementos: quadro vibratório, grelha, suporte da base, acionamento e molas de isolamento. Podem ser de 2 tipos: Estacionários, onde os moldes são descarregados e os fundidos retirados manualmente e o outro tipo auto-descarregante em que a vibração transporta os fundidos por sobre a grelha.
O transportador tipo Revitran com largura de 1.200mm e comprimento 20.000mm é capaz de transportar as 400 toneladas por hora de areia de fundição descarregadas pelos desmoldadores instalados no piso acima dele, para serem processadas, regeneradas e utilizadas novamente.
Utiliza motor elétrico de 30 HP, VI pólos, 1180 RPM e inversor de frequência para ajuste da amplitude de vibração e consequentemente controle de vazão dentro da faixa de 80 a 100% da capacidade.
Após rigoroso diligenciamento e inspeção, os equipamentos seguiram com a documentação aprovada, certificados de matéria-prima e manuais de instalação/operação/manutenção requeridos pela Kuttner.
Para mais sobre equipamentos de fabricação Mavi na Internet acessem Produtos
Fotos: Eng. Ricardo Chiodo
Texto: Eng. Hernan Castillo.