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20-04-2011

Resfriadores de fundidos Revitran, recomendações necessárias aos operadores.

A MAVI envia periodicamente a seus clientes, informações sobre o manuseio correto dos equipamentos fornecidos por meio de manuais ou textos descritivos.

Algumas peneiras ou transportadores simplesmente passam dos 20 anos de idade apenas com a troca das molas e dos componentes de desgaste como rolamentos e vedações.

Neste texto destacaremos a importância da exaustão no resfriamento de peças fundidas transportadas por meio de vibração em calhas tipo REVITRAN, padrão nas grandes fundições brasileiras.

José Carlos Bacalhau, nosso especialista em elétrica e responsável pelo setor de suporte técnico e supervisão de partida, é funcionário da MAVI há mais de 32 anos.

Segundo ele, uma recomendação deve ser sempre seguida em um processo de transporte que utilize a exaustão para resfriamento: -“ O volume de ar que deixa o exaustor deve ser 30% maior que o volume de ar que foi insuflado no transportador, sendo que, a pressão de saída também deve ser 30% maior que a pressão na entrada do sistema”.

Em um projeto recente, a MAVI fabricou 2 linhas de spray de névoa de água para intensificar ainda mais a troca de calor do ar insuflado com as peças fundidas, a necessidade surgiu porque o tamanho médio dessas peças aumentou e o comprimento do transportador passou a não ser mais suficiente (aproximadamente 24.000mm).

Vale ressaltar que os bicos de injeção de névoa, quando bem dimensionados, não gotejam por sobre as peças ou sobre a areia verde / furânica. O sistema de resfriamento é feito por fluxo contracorrente, ou seja, a entrada do ar insuflado é do lado da saída das peças no transportador, enquanto a saída do ar é do lado de entrada.

O fluxo é aplicado dessa forma, pois assim teremos um rendimento melhor que o fluxo concorrente. Segundo José Carlos, nós conseguimos garantir a troca de calor eficiente monitorando por meio de termômetros a ação dos bicos nebulizadores, em outras palavras, dependendo da temperatura os bicos abrem-se e fecham-se automaticamente formando uma malha fechada de controle.

Dessa maneira também evita-se a condensação da água dentro do transportador.




Porém sempre cabe ressaltar que sem a exaustão otimizada (maior que o ar insuflado com depressão) e indicação correta e completa dos tamanhos ou programas de fundidos que são resfriados, o sistema Revitran de resfriamento de fundidos deve ser reprogramado para velocidades de transporte menores e adição maior de água sob forma de spray.


Para mais sobre equipamentos de fabricação Mavi na Internet acessem Produtos




Texto: Roberto Grimello
Fotos: vários autores, cortesias clientes

1 Para uma grande fundição em Mogi Mirim, fornecimento de 1999. Problemas de exaustão foram superados com ajuste na velocidade e troca de motor do ventilador. As exaustões raramente são de fato as indicadas nas instalações. Obstruções e perda de carga o principal problema.
3 Para um grande fabricante fundidor de tampas de bueiro e material de canalização, uma máquina em operação desde 2001. A exaustão correspondia a que fosse maior que o insuflamento, os fundidos eram do tamanho indicado.
2 Para outra grande fundição em Santa Bárbarta do Oeste em São Paulo. Ajuste na exaustão e aumento de linhas de água para nebulização permitiram programa de fundidos maiores que os indicados.
4 Equipamentos abertos, onde há pequenas peças e baixa capacidade como nessa fundição em Indaiatuba, São Paulo, requerem apenas materiais resistentes às altas temperaturas.
5 Para uma fabricante de auto-peças em Cajamar, São Paulo, um equipamento que opera sem adição de água, já desde 2008 em operação 24 horas.
6 Exaustão insuficiente comprometeu o resfriamento de peças maiores que indicadas, mas ajustes na exaustão, linhas de água e velocidade de transporte devem solucionar o problema. Porém é imprescindível a indicação correta do programa de fundidos com dimensões certas e ter a exaustão correta do sistema.

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