Modernas usinas de açúcar, mineradoras, fundições e siderúrgicas exigem acionamentos vibratórios de alta qualidade e longa durabilidade. Os chamados transportadores vibratórios de ressonância, diz-se, podem atingir durações de componentes até 45.000 horas, mas a realidade tem-se mostrado diferente.
Acionamentos de vários equipamentos importados, após um ou dois anos tem apresentado marcantes pontos de deterioração.
A Mavi Máquinas Vibratórias Ltda de São Paulo decidiu projetar e construir acionamentos vibratórios para este tipo de transportador com maior durabilidade e resistência. As primeiras unidades entregues estão operando continuadamente desde 1999 e provaram que um acionamento mais robusto, com rolamentos especiais à prova de vibração, assim como vedações mais sofisticadas podem ajudar as equipes de manutenção a concentrar-se em questões mais relevantes ao invés de consertar simples acionamentos vibratórios.
Duas grandes empresas fundidoras, exportando para os EUA e Europa, têm seus transportadores agora operando durante 24 horas ao dia, com nenhuma parada por defeitos desde 2000.
A maior usina de açúcar do planeta opera duas unidades transportadoras com estes acionamentos desde 1999, sem reposição de componentes de qualquer ordem
Ligas especiais foram selecionadas para os componentes principais destes acionamentos, como as bielas, o eixo principal e os selos vedadores. O motor de indução trifásico é propositadamente superdimensionado, de forma a manter o desgaste a um mínimo.
O uso de inversores de frequência para ajustar-se com perfeição a velocidade de operação é uma obrigatoriedade importante para conseguir-se estas longas horas de operação.