Novidades

Fique por dentro do que acontece de mais moderno na área de equipamentos vibratórios para a indústria.

voltar para a lista

03-02-2012

Peneiras Velopen utilizadas em processo pós-estampagem

A Impacta do Brasil necessitava de um equipamento para separar as arruelas dos refugos recém-saídos de uma prensa mecânica em sua linha de produção. Para sanar este problema, a Impacta procurou a nós, da Mavi Máquinas, e adquiriu uma de nossas peneiras vibratórias, modelo Velopen.

Os refugos gerados pelo processo são de duas formas: refugos de formato retangular, provenientes da ação da faca de corte por sobre a chapa, e em formato circular, gerados a partir da ação de punções por sobre a chapa, os quais geram refugos que variam de 4,3 a 11 mm de diâmetro, com arruelas de 13,5 a 38 mm de diâmetro.

Para separar, aproximadamente, 720 arruelas por minuto, foi adquirida uma peneira Velopen 4.10, com 400 x 1000 mm de área útil de peneiramento, com quatro diferentes grelhas, intercambiáveis, a serem alocadas na peneira de acordo com o punção colocado na prensa.

Essa peneira conta com quatro rodízios, de forma a facilitar a movimentação do equipamento, o tornando em um elemento fabril de alta flexibilidade. Sendo construída em aço carbono 1020, com pintura verde  RALL 6011, a peneira conta com grelhas desenvolvidas com diversas “armadilhas” para os refugos, de forma a garantir que a peneira tenha o máximo de eficiência em seu objetivo de separação de arruelas e refugos.

 Para maiores informações sobre as peneiras vibratórias Velopen, clique aqui. 

Texto: Eng. Roberto Grimello.

Fotos: Eng. Ricardo Chiodo.

Grelha com taliscas para colaborar na separação.
Peneira Velopen 4.10-1, com pintura padrão verde RALL 6011.

voltar para a lista

TOPO