Novidades

Fique por dentro do que acontece de mais moderno na área de equipamentos vibratórios para a indústria.

voltar para a lista

23-08-2012

Desindustrialização

Muitos duvidam e relegam à fantasia de prejudicados, tal qual o aquecimento global, porém a desindustrialização brasileira é fato. Os potentes lobbies rurais e extrativistas com suas formidáveis exportações, provaram o país não ter que se preocupar em proteger a relativamente pequena indústria de bens de capital. Com isso a exigida contrapartida dos exportadores: o Brasil importar seus manufaturados de toda ordem; é quase lei. Basta ver nossos portos abarrotados. De têxteis à máquinas, de fármacos à aspargos em conserva. Mas principalmente máquinas e eletrônicos.

Percebe-se não apenas nos equipamentos especializados de movimentação a granel, mas em outros a lenta porém  aparentemente segura diminuição de atividade. E os demitidos dessas áreas a transferirem-se, sem questões maiores de desemprego para outros setores, mormente serviços.

O esforço a manter o nível ocupacional, desde 2010, apesar do crescimento da economia é complexo e batalha que Mavi tem enfrentado. Porém sem crescimento, por sorte sem demissões. Todavia a perspectiva diante da quebra de importantes mercados também para os grandes exportadores e a enxurrada importada de equipamentos baratos ao extremo do Oriente, sem dúvida nos deixa apreensivos.

Porém a luta segue, mesmo acuados no canto do ringue tupiniquim pela turma do Kung Fu.

Acionamentos KA 6001, excelência em mecânica. Agora com frequencias de 1.030 rpm, motores mais econômicos de 3.500 rpm, transmissão dentada e amplitudes de 34 mm, deixando ainda mais rápidos os equipamentos Revitran.
2012, ano de desenvolver os novos vibradores Vimot de baixo consumo. Em testes a nova linha A, em desenvolvimento conjunto com um fabricante renomado de rolamentos. Novo sistema de bobinamento, graxas mais sofisticadas.
Caldeiraria ISO 9001 e soldas ASTM para vibração. Muitos clientes exigem certificação, como Petrobras. Porém boa parte a menor custo e sem o processo também vem ao país. Não é importante para parte da indústria consumidora.
Para um fabricante de químicos para pecuária, novos secadores de leito fluidizado vibratórios Viproc. Porém exceção, a maioria desses equipamentos hoje vem a baixo custo da China, pré-dimensionados nos EUA.
A tecnologia de ponta com desenvolvimento em alguns casos mantém a Mavi em alguma dianteira, como mais esse conjunto de atomizadores de alumínio para a Mextra, a duplicar sua capacidade produtiva.
Elevadores vibratórios Mavicol Process. A especialização tem se tornado fraca mas parcialmente efetiva arma contra importados. O processo térmico concomitante não é de domínio amplo, deixa Mavi em dianteira.

voltar para a lista

TOPO