Novidades

Fique por dentro do que acontece de mais moderno na área de equipamentos vibratórios para a indústria.

voltar para a lista

04-07-2013

Montando os gigantes Revitran

Em junho 2013 alguns equipamentos maiores foram montados aqui na Mavi, do tipo Revitran. Como transportadores e peneiradores também. Por exemplo para  Unical, empresa processadora de cal, com várias máquinas desse modelo, recebendo porém agora a maior de todas, com peso por volta de 35.000 Kg. quando instalada, incluido o seu contra-balanço para eliminação de vibrações.

Esse equipamento além de peneirar, transporta o material conduzido por sobre silos gigantescos de armazenamento por um trajeto de 40 metros aproximadamente, em conjunto com outros transportadores não-peneiradores.

Os transportadores ressonantes Revitran foram desenvolvidos nos anos 1950 nos EUA para aplicações em fundições, em vista da necessidade de pouca manutenção e simplicidade de operação. Introduzidos no Brasil em 1978 pela Mavi, além de fundições tiveram seu emprego ampliado para usinas de açúcar (1982), minérios em geral (1986) e derivados de cal (2002). Há aplicações distintas, como salgadinhos e peneiramento de pellets de plástico, mas o essencial se resume a fundições e açúcar.

Com seu dimensionamento hoje feito por algoritmos de melhor precisão em computadores, tornam-se máquinas confiáveis. O caso mais determinante para isso são transportadores Revitran na Usina da Barra do grupo Cosan, em operação contínua desde 1982.

31 anos em operação!

 

Os acionamentos KA-6001 para 60.000 horas de operação contínua requerem maior precisão na montagem. Mas valem cada minuto gasto com isso. Acionamento para Unical, 2013.
As molas helicoidais recentemente receberam nova formulação em sua composição metalúrgica, com isso a vida útil passou a 2/3 acima do costumeiro. Com isso a reposição se torna menos frequente, com menores custos.
Há porém detalhes a observar, como a região de assento das molas e sua preparação, coisa para montadores especializados.
Parece divertido, mas a inspeção pós-montagem e pintura sempre é bem minuciosa.
Para transportes de fundidos, uma "estrela" como essa merece a foto mais profissional. 20 metros para inspeção e resfriamento de peças fundidas.

voltar para a lista

TOPO