Para um empresa de porte médio, líder internacional na área de vibração como a Joest, o fundamental é sua grande flexibilidade, vasta experiência na tecnologia de vibração, assim como sua criatividade e poder de inovação. As soluções que a Joest oferece são tão diversas como os materiais a serem processados. Os materiais a serem separados na área de processamento de matéria-prima vão desde rochas e areias até carvão e todos os tipos de minérios. O processamento ocorre tanto em ambiente úmido como seco. Para materiais de difícil manuseio máquinas especiais podem ser fornecidas. Mas também para reciclagem a Joest pode sempre oferecer uma solução correspondente.
Devido a grande variedade de aplicações podemos fazer a pergunta: “Qual peneira Joest é usada para qual material?”
A relação de produtos Joest a seguir, mostra claramente: Não importa qual o tipo de material a ser processado, o cliente achará a solução certa na Joest.
PENEIRA OSCILLA FLIP FLOW
A peneira Joest Oscilla flip-flow é a solução ideal para processos com materiais difíceis de peneirar. A peneira Oscilla não só é indicada para os mais variados produtos de reciclagem, como também para materiais de mineração muito pesados e na área de minerais não-metálicos. A granulometria do material de alimentação fica entre 0 e 100 mm.
O projeto da peneira Oscilla baseia-se em um sistema de ressonância, pelo qual a tela interna reage com um movimento relativo, em resposta à excitação da estrutura externa da peneira. Isto faz com que as telas sofram um movimento de contração e relaxamento. A vibração linear, assim como a circular, da parte externa da peneira adiciona um impulso extra, com o qual a aceleração pode chegar a valores além de 50 g.
Um sistema de molas planas inovador, desenvolvido e patenteado pela Joest, permite batimento e aceleração muito maior do que nas peneiras flip-flow convencionais. O design deste novo tipo de mola, não é somente muito mais durável, mas também torna o ajuste do batimento e da aceleração muito fácil, sem necessidade de qualquer tipo de sistema de controle. Com esse sistema uma peneira de vários compartimentos, uma combinação com deck flip-flow e telas convencionais no compartimento superior, pode ser construída sem problemas. Todos os tipos de grades, da tela até a chapa perfurada, grades de rolos ou sistemas de painéis de poliuretano podem ser usados.
PENEIRA TOP SPIN DE BARRAS EM CASCATA
Em usinas de reciclagem é cada vez mais freqüente o uso de peneiras em cascata para a pré-seleção de produtos difíceis de separar. A vantagem é que elas são capazes de separar peças longas, sem que haja risco de bloqueio. (Fig.2) A peneira em cascata em princípio funciona como uma peneira vibratória circular, porém com aceleração acima da média, gerada por um acionamento de eixo Joest. Graças à combinação do alto aceleramento com o sistema de barras com abertura cônica, dispostas em cascata, o material é primeiramente partido e em seguida separado praticamente sem obstruções. Para melhores resultados, nossas peneiras em sistema de cascata são equipadas com um fundo de impacto, otimizando a distribuição do produto, e com sistema de circulação adicional do material. A abertura da peneira pode variar entre 30 a 200 mm.
PENEIRA TOPCILLA COMBINADA
A PENEIRA Topcilla combina as vantagens do equipamento de barras em cascata Top Spin no deck superior, com o sistema único de grelha flip-flow Oscilla no deck inferior. A aplicação principal é na reciclagem de materiais, como material de reciclagem doméstico e lixo comercial, ASR, escória da incineração de lixo, embalagens e outras misturas de materiais heterogêneas.
PENEIRA COM MOVIMENTO CIRCULAR
Essas peneiras são usadas para a pré- ou classificação final de material em fluxo livre, seja ele em partículas de tamanho médio ou até grosso.(Fig.4) O movimento básico dessa peneira é o movimento circular. Normalmente desenhada com inclinação entre 10 a 30 graus, pode ser usada para quase todas aplicações imagináveis.
A grande variedade de possíveis formas de separação - chapas perfuradas, painéis de poliuretano ou telas de malha - aumenta a versatilidade das peneiras de movimento circular.
Um sistema de limpeza por batimento pode ser instalado sob a superfície peneiradora, afim de impedir um entupimento das superfícies em condições adversas. As grades normalmente são providas de uma área de impacto e, se necessário, uma ou mais superfícies dispostas em cascata para garantir a circulação do material. As peneiras de movimento circular podem ser construídas com até três decks empilhados. Dependendo do projeto e do tamanho das grades, as peneiras podem receber acionamento por motores excêntricos, eixos de acionamento lubrificados ou, no caso de cargas muito grandes, células de acionamento lubrificadas com graxa.
O texto completo pode ser lido clicando aqui.