A área de Manutenção Mecânica é fundamental para a empresa, pois é a responsável por manter todas as máquinas e equipamentos mecânicos em operação. À Manutenção cabem ações de controle e monitoramento de equipamentos, acompanhamento do funcionamento do maquinário da produção e reparação de máquinas com defeitos ou falhas, o que vai convergir para a segurança das máquinas e, conseqüentemente, para a segurança no trabalho.
A manutenção industrial é a alma dos setores produtivos empresariais. De fato, sem a manutenção mecânica das máquinas e equipamentos não será possível: cumprir os cronogramas de fabricação; obter produtos de qualidade; diminuir os custos de produção; aumentar a competitividade; manter a fidelidade dos clientes; conquistar novos clientes; reduzir as perdas de matéria-prima e energia; competir em igualdade de condições no mercado interno e externo.
Há dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva. Toda ação de controle, conservação e restauração com o objetivo de manter o equipamento dentro de parâmetros para operação e desempenho caracteriza-se como manutenção preventiva. A manutenção decorrente de defeitos ou falhas nos equipamentos é a corretiva, ou seja, consertam-se as máquinas para que voltem a funcionar.
Normalmente toda função básica de manutenção se resume ao seguinte:
Efetuar reparos, selecionar, treinar e qualificar pessoal para assumir responsabilidades de manutenção;
Manter, reparar e fazer revisão geral de equipamentos e ferramentas, deixando-os sempre em condições operacionais;
Instalar e reparar equipamentos para atender necessidades da produção; Prever e preparar lista de materiais sobressalentes necessários e programar sua conservação;
Texto: Eng. Ricardo Chiodo
Fotos: Eng. Ricardo Chiodo