A Vale do Paranaíba, mais nova unidade do Grupo João Lyra, adquirida em 2001, será a usina mais moderna do Brasil.
Situada no município de Capinópolis, Triângulo Mineiro, onde existe uma tradição em lavoura e o solo é um dos mais férteis do mundo, essa unidade foi montada com tecnologia inovadora que vai desde o plantio até o aproveitamento e transformação da matéria-prima.
Em setembro de 2002, a usina já estava moendo e sua produção ficou em torno de 3.5 milhões de sacas anuais.
A usina é considerada uma das mais modernas do mundo. É toda automatizada e seu sistema de extração terá um difusor para garantir eficiência total no processo de produção.
Esta tecnologia de ponta permite maior produtividade na obtenção da sacarose e baixo custo de manutenção.
Para o processo de classificação do açúcar optou-se por peneiras vibratórias tipo Vibrapen da Mavi, com telas de abertura de 2 mm e equipadas com dispositivo "no-blind", especial para manter abertas as malhas das telas e remover grãos encravados.
As peneiras Vibrapen são hoje uma referência para este tipo de aplicação, em operação na maioria das usinas modernas do país, substitundo peneiras pesadas de acionamento único e constante manutenção. Os acionamentos Vimot da série longa-durabilidade equipam estas máquinas e têm como vantagem a rápida substituição por um sobressalente em caso de pane.