Ninguém sabe direito das origens destas ditas crises mundiais. Há os "chutadores" que inventam motivos. Ou os "surfistas", que depois seguem nas ondas das explicações e detonam bobagens como “não disse?”.
No fundo ninguém sabe.
Lula diz que é apenas marolinha, mas a queda de pedidos para e da indústria em geral é maior que uma marola. De qualquer forma todos devem e precisam de adaptar. Menos os políticos e funcionários públicos, jamais correm estes riscos. A estes sempre tudo seguro e garantido para sempre.
Com algumas reservas de pedidos de períodos anteriores, a Mavi adaptou-se a tempos mais sofridos. Porém sem demissões, por enquanto.
Entretanto não mantivemos recém-aposentados e aqueles colegas interessados em desligamento premiado tiveram seus pedidos atendidos, com extensão de seguro-médico e outros benefícios. Com sorte, pois além de todos os benefìcios seguem com todos os encargos sociais atendidos. O que não se garante para o futuro, no caso de recrudescer a dita crise.
E as amenidades e cursos de melhorias também sofreram, como o encerramento de planos de otimização de relacionamento, fins-de-semana em companhia de colegas com passeios e treinamentos de lideranças. Em tempos mais duros, algumas concessões, de todos os lados, devem ser revistas.
Àqueles que prestavam estes serviços a Mavi e muitas outras empresas, nossa solidariedade e desejo que em breve tudo se normalize.