Por Eng. Ricardo Chiodo
Em tempos em que se fala muito sobre aquecimento global e preservação do meio ambiente, a Mavi tem feito a sua parte. Temos implantado um sistema de coleta seletiva, onde plásticos, papéis e papelões são separados e entregues a Cooperativas de catadores de papelão. Renda para as famílias e garantia de destino certo para o material reciclável.
Recentemente foram instaladas nos banheiros e lavatórios torneiras com fechamento automático, reduzindo assim o desperdício de água.
Na fábrica, instaladas lâmpadas de vapor metálico, maior luminosidade, menos aquecimento e redução na conta de luz. Acrescente-se a isto a nova escala de trabalhos, eliminando já há 2 anos as horas-extras, antiga reivindicação dos sindicatos.
E por último, o telhado que cobre a parte do escritório, foi pintado todo de branco. O branco reflete mais a luz solar e com isso absorve menos calor. Ou seja, ambiente de trabalho mais confortável e menos tempo de ar condicionado ligado, reduzindo o consumo de energia elétrica.
Os tempos atuais requerem ajustes, alguns um tanto mais duros, como o fim de fornecimento de refeições subvencionadas pela empresa assim como café, renegociação de contratos com empresas prestadoras de serviços, programação de férias com mais precisão, diminuição de estoques, desligamento ou redução de jornada de aposentados em um programa seletivo, corte de benefícios a gerentes e interrupção de distribuição de dividendos até a melhora da situação.
Assim procura-se manter o nível de emprego e salários, com o essencial plano médico, abrindo-se mão de um ou outro item de conforto.