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01-03-2010

2 x Velopen de 2.400 x 6.000 mm para projeto no Peru

É pouco falar em serviço pesado para as 2 peneiras Velopen 24.60-2 fabricadas e entregues a empresa GyM (Para o projeto Bayóvar da VALE), as maiores fabricadas até hoje na Mavi.

Dia 17 de fevereiro de 2010 foi sem dúvida um marco cronológico na história da empresa, data em que as peneiras deixaram a fábrica para seguirem viagem até o Peru.

Os depósitos de fosfato de Bayóvar estão localizados no deserto de Sechurra, distrito de Sechura localizado a 900 km ao norte de Lima, Peru.

O acesso mais viável encontrado foi o Puerto Principal em Callao. As peneiras deixaram o Brasil pelo porto de Santos onde foram despachadas a Callao, seguindo por mais algumas centenas de kilometros por estrada de terra até a “planta concentradora” próxima a mina de fosfato.

Para capacidades individuais de até 1000 ton/h de lama de minério de fosfato, são projetadas para serviço extra pesado, resistentes ao tempo e a tudo.

Poderosos mecanismos excitadores colocam os quase 19.000 kg de cada peneira em ação (sem considerar o peso aproximado de 7.000 da base com concreto), os números são astronômicos, a maior peça pesa em torno de 4.900 kg e ofereceu grandes desafios aos responsáveis pela movimentação dessas peças dentro da fábrica (pintura, montagem etc).

É imperativo o uso de inversor de frequência para alívio da corrente gerada na partida do motor elétrico de 50HP. Praticamente toda a vibração gerada é neutralizada pela base inércia (contra-balanço).

Veja ao lado algumas fotos das peneiras e de suas partes principais.

Para mais sobre equipamentos de fabricação Mavi na Internet acessem Produtos

Fotos: Eng. Ricardo Chiodo
Texto: Eng. Hernan Castillo.

1 O projetista do equipamento Antonio de Moura coordena a instalação dos decks de peneiramento na montagem final.
2 Sob o comando do eng. Mario Reschini e coordenação do eng.José Carlos Bacalhau o acompanhamento de testes finais em vazio, acondicionamento especial e embarque ocorreu de forma tranqüila.
3 Somente madeiras certificadas com registro de origem e devidamente fumigadas para esta exportação, uma norma Mavi.
4 O cuidadoso acondicionamento para o embarque em Santos, ao carregar as várias carretas que seguiram. Total aprox. 60 t de material seguiram.
5 Os decks especiais de poliuretano fornecimento da Vibrotex, de São Paulo.
6 Após o embarque, a inspeção final por Antonio de Moura a atestar a integridade dos revestimentos especiais de borracha feitos por Gumaplastic, também de São Paulo.
7 Segue a primeira carreta para o porto de embarque, Santos.
8 As caixas de coleta de peneirado, de "oversize" e o sistema de contra-balanço, seguem em mais duas carretas.

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