Ao invés de correias ou roscas transportadoras, em aplicações que requerem o máximo de cuidado no transporte do açúcar (evitando quebras de grão, segregação ou excessiva manutenção do equipamento) desde 1982 as usinas de açúcar mais modernas têm preferido os transportadores de frequência natural com molas helicoidais, construídos por Mavi Máquinas Vibratórias, de São Paulo, Brasil.
Somente na preparação da safra neste ano de 2002, várias usinas escolheram este tipo de transportador (até 40 m em uma unidade, ilimitado em várias) pelo seu custo adequado e a brutal queda de custos de manutenção (troca de correias não ocorrem, não há desgaste de componentes girantes em contato com o açúcar) e facilidade de limpeza, tendo apenas 4 mancais vedados de rolamentos e um motor elétrico comum.
Todos os usuários instalaram seus equipamentos empregando os modernos inversores de frequência para diminuir ao máximo qualquer solicitação vibratória, adequando a melhor gama de funcionamento através da regulagem da rotação. Podem assim ajustar o equipamento continuamente às suas necessidades.
Veja ao lado algumas ilustrações dos equipamentos fornecidos para a safra 2002.