Vimot

Motovibradores

São os mais vendidos na América Latina. 2011 começou com uma área 20% maior para a construção, manutenção e reparação desses acionamentos, para atender a demanda.

Robustos, duráveis e com baixíssima manutenção.

Linha de montagem dos Vimot

Estoque de Vimots na Mavi para maior agilidade nas solicitações dos clientes.

Vimot em mesas vibratórias tipo Vipac.

Vimot em tubo vibratório tipo Velocan

Funcionamento e construção

Motovibradores Vimot® são basicamente constituídos por um motor trifásico assíncrono e por massas inerciais (contra-pesos) reguláveis em sua excentricidade, através do posicionamento relativo entre si.

O motor trifásico com rotor curto circuitado, assíncrono, possui uma bobina especial à prova de impactos vibratórios.

O conjunto do motovibrador é totalmente fechado, o que permite resistência a vapores e materiais em suspensão na atmosfera, assim como jatos de água de todas as direções.

Pode operar submerso, se necessário.

As massas inerciais são montadas nas duas extremidades do rotor, podendo ser posicionadas de tal forma que possibilitam o ajuste do impacto vibratório entre 0 e 100%.

Para permitir grande durabilidade, os suportes dos mancais de rolamento são de ferro fundido nodular, permitindo grande dissipação de impactos vibratórios, sem fraturas.

Cuidados especiais são tomados quanto ao dimensionamento dos rolamentos especiais de rolos cilíndricos paralelos nos motores com potência acima de 0,7kW e de esferas duplas em potências menores.

Os motovibradores Vimot® são lubrificados para um mínimo de 60.000 horas de trabalho contínuo, sem necessidade de relubrificação, com graxa especial de altíssima pressão e resistência. Os rolamentos são blindados em seus suportes, com lamelas de aço ou retentores especiais de borracha de alta resistência.

O bobinamento é especial com menores potências, em vista dos motovibradores não serem dotados de ventilação externa. Para altas frequências (acima de 3.000rpm) os motovibradores Vimot® têm um exclusivo (patente requerida) sistema de proteção antivibração que evita o atrito entre os fios das bobinas dos estatores, sem risco de queima.

Todos motovibradores podem ser regulados por inversores de freqüência até sua rotação nominal, ou dobrada para 7.000 rpm nos motovibradores que trabalham com rolamentos de esfera.

Podem ser ligados em corrente trifásica de 220/380/440V (60/50Hz) ou em tensões especiais a pedido.

Todos motovibradores Vimot® são tropicalizados para operação em ambientes úmidos ou salinos.

Vista em corte de um motovibrador Vimot®, observando-se os rolamentos de rolos cilíndricos paralelos superdimensionados.
Detalhes do estoque de peças para Vimot®.
TOPO