As calhas vibratórias VICAL-T são empregadas principalmente para o transporte de materiais à granel, podendo vencer distâncias de até 6,5 m, ou mais quando combinadas em grupos, formando linhas de transporte. Podem ser alimentadas em um ou vários pontos do trajeto que cobrem, ocorrendo o mesmo para a descarga. Além disso, os materiais à granel transportados podem ser submetidos à diferentes processos como resfriamento ou aquecimento, secagem, umedecimento, peneiramento etc. Mais adiante, sob o título Planejamento, incorreremos em maiores detalhes.
É importante lembrar que as calhas, retangulares, trapezoidais ou semicirculares, sofrem vibrações lineares sob um determinado ângulo de inclinação. Estas vibrações ativam o produto a ser transportado à microsaltos, produzindo um fluxo suave, não ocorrendo a excessiva abrasão da calha.
A calha vibratória transportadora VICAL-T pode ser regulada de forma a obter-se capacidades de transporte diferentes, mediante a regulagem dos pesos inerciais fixos às pontas dos eixos dos vibradores VIMOT (vide Acionamento).
Todos os materiais à granel, desde os mais volumosos àqueles com consistência e granulação de pó, são transportáveis. Os materiais com tendência ao escorrimento como cimento, por exemplo, podem apresentar problemas havendo portanto necessidade de um exame mais profundo por parte do fabricante.
Os esquemas abaixo mostram-nos duas execuções de calhas vibratórias transportadoras VICAL-T. No primeiro esquema (1) pode-se observar o posicionamento do acionamento vibratório, localizado na parte inferior da calha. No segundo esquema (2) a localização é superior.