A escolha de um equipamento DOSATOR® propõe-se a partir da capacidade desejada (vazão horária requerida), do elemento de transporte (calha ou tubo) e de outros acessórios pelos quais pode-se optar (funil, pedestal etc).
Uma disposição aproximada a partir da vazão pode ser obtida da tabela de capacidades (vide Dados Técnicos).
A escolha do elemento de transporte depende da proteção ou distribuição necessária. Podem ser calhas ou tubos (calhas com ou sem tampas, de aço ou acrílico). Para transporte totalmente vedado aconselha-se os tubos e para dosagem em finas camadas, as calhas. Ambas opções podem ser executadas em aço ABNT 1020 ou em inox e suas variantes de liga. Conexões de entrada e saída de borracha, também podem ser fornecidas.
A base de acionamento também oferece duas opções de proteção. (Base aberta, proteção IP-32 e base fechada IP-44; vide fig. 4)
Para manter uma vazão constante, adiciona-se um funil (volume de 30L), fixo ou vibratório. Os funis são reguláveis, de forma a controlar-se a espessura da camada do material transportável (fig. 5 e 6 ).
Um pedestal regulável também é opcional. Sua altura pode ser regulada entre 750 e 1500mm (fig.7).
Abaixo, apresenta-se a codificação da escolha, que engloba todos opcionais. Ela permite a fácil distinção do equipamento em consultas e, se possível, deve sempre ser mencionada. (Passe o cursor sobre os códigos abaixo para ver suas descrições.)