As características físicas são as mais importantes nos materiais a serem transportados. Deve ser observado o máximo tamanho dos grãos e sua incidência porcentual no fluxo de material.
A tabela abaixo indica o diâmetro em função destes parâmetros.
Basta escolher a porcentagem incidente do grão, seu diâmetro e seguir verticalmente para obter o diâmetro mínimo do transportador.
Classes de materiais
Classe A
Grau de enchimento do transportador até 45% da área transversal. Velocidade de transporte até 0,6m/s. Os materiais são normalmente de livre escoamento. Farinhas, carvão vegetal e mineral fino seco e grãos agrícolas em geral (milho, soja, feijão etc.)
Classe B
Grau de enchimento até 30%. Velocidade de transporte de aproximadamente 0,42m/s. Materiais com algum grau de dificuldade em sua transportabilidade. São um pouco abrasivos, finos ou de granulometria reduzida e às vezes misturados com material fino. Carvão granulado, sal grosso, cimento etc.
Classe C
Grau de enchimento até 15%. Velocidade até 0,27m/s. Nesta classe de materiais temos o grupo composto por alta abrasividade, fibrosos e contendo grânulos grossos. Difícil transportabilidade. Por exemplo cinzas, coque, terra com pedrisco, areia e outros.