O projeto básico do MAVITRON é bastante simples. A ação vibratória é transmitida ao canal processador por meio de um vibrador vertical, montado diretamente no centro do tubo processador.
Os pesos excêntricos colocados nas pontas superior e inferior do eixo permitem, com suas diversas regulagens, o controle do movimento e da velocidade de peças em processamento.
A ação vibratória sobre a carga de trabalho composta de corpos abrasivos, aditivos químicos e peças, é a responsável pelo grau de acabamento requerido.
O canal processador pode trabalhar com até 85% de seu volume ocupado. A ação vibratória obriga a carga a descrever um movimento helicoidal ao redor do tubo central propiciando à todas as peças um acabamento uniforme e simultâneo.
O MAVITRON pode ser operado como uma máquina de acabamento de operação contínua automática ou por batelada, também com operação automática.
No trabalho por batelada, o operador seleciona o tempo necessário ao ciclo de trabalho, no temporizador (opcional) instalado no painel da máquina. Ao cumprir o tempo programado, a rampa de descarga é acionada por um pistão pneumático (opcional), efetuando a descarga das peças.
Na operação contínua, a rampa permanece na posição de descarga. As peças são alimentadas continuamente no canal processador e após uma órbita são descarregadas pela rampa de descarga.
No canal de descarga há uma tela ou chapa perfurada que promove a separação entre os corpos abrasivos, que retornam à operação e as peças, já prontas, são descarregadas.
Para a retirada dos corpos abrasivos e limpeza total da máquina, basta simplesmente a colocação de uma chapa lisa sobre a tela no bocal de descarga.
A adição de compostos líquidos durante o processo ajuda a manter limpos os corpos abrasivos, melhorando sua capacidade de operação e eliminando a aderência de impurezas no canal processador.
Há dois sistemas de adição de compostos disponíveis:
Uma bomba dosadora regula a mistura composto+água que é aspergida continuamente no canal processador através dos bicos spray. A sujeira e os finos são descarregados em um tanque, e o composto usado pode ser descarregado no ralo diretamente (desde que seja biodegradável).
É utilizado quando a descarga do produto gera poluição ou onde o custo da água é alto. Este sistema faz a mistura composto+água recircular entre o tanque e o canal processador. Periodicamente a mistura deve ser drenada e substituída.