Para vibrar-se silos, depósitos e dutos podemos partir da consideração básica de usar-se vibradores de esferas (tipos E-50 e E-80) por suas excelentes características de partida a pressões relativamente baixas. A escolha, no caso de silos, determina-se pelo volume da parte cônica desses, lembrando-se porém de fixar-se os vibradores LuftMax® sempre a 1/3 da altura do cone, partindo do diâmetro menor (ver ilustração ao lado).
No caso de aplicações em silos, depósitos e dutos que requerem vibração mais intensa, as opções dos vibradores de rolos são recomendáveis (modelos L-50, L-80 e L-120 assim como R-50 e R-80). Requerem porém maiores pressões de ar para partida. Os gráficos nas páginas seguintes permitem uma escolha aproximada do tipo de vibrador recomendado.
A quantidade básica de vibradores LuftMax® é determinada pelo volume do cone de descarga dos silos e depósitos, assim como a espessura das chapas.
O volume do cone é calculado (para seções redondas, as mais comuns) com a seguinte fórmula:
V=270.h.(D1²+D1D2+D2²)
(V em litros e h, D1 e D2 em metros)
Com os valores obtidos para V = volume em litros e a ajuda dos gráficos ao lado, determina-se o tamanho e a quantidade de vibradores LuftMax®.
Para materiais úmidos ou pegajosos, multiplicar as quantidades por 1,5 arredondando o valor obtido ao inteiro superior próximo.