Dosadores vibratórios DOSATOR® são sistemas oscilantes de duas massas sintonizadas de forma a trabalhar próximas ao ponto de ressonância.
Seu princípio de funcionamento é igual àquele aproveitado em grandes máquinas vibratórias eletromagnéticas. Ao contrário destas, porém, não são usados vibradores eletromagnéticos como módulos de acionamento a parte, mas sim já incorporados à máquina em si.
A figura acima mostra-nos o princípio de construção do equipamento:
Os elementos causadores das oscilações como eletroímã (F) e contra núcleo (E), molas chatas (C) e massas oscilantes (B e D) formam a denominada base de acionamento BEM-8.
O elemento de transporte (A), seja calha ou tubo, é fixo a esta base de acionamento.
O sistema eletromagnético (F e E) ativa o conjunto a vibrações lineares, mecânicas e orientadas devido à inclinação das molas.
A freqüência de vibração é de 3600 vibrações por minuto (VPM) em 60Hz, ou 3000 em 50Hz.
Coxins de borracha (G) impedem uma transmissão de vibrações para estruturas de apoio.
Como já citado anteriormente em Introdução, a vazão horária pode ser regulada de 0 a 100%.
Isto consegue-se através de um circuito regulador eletrônico o qual comanda a tensão aplicada na bobina eletromagnética (F).
Quanto maior for a tensão aplicada, maior será a força eletromagnética gerada, maior a amplitude de vibração e portanto maior a capacidade horária.
O circuito consiste basicamente de um reostato (regulador de tensão), um diodo (retificador da oscilação, de forma a permitir apenas 3600 VPM) e um circuito de proteção capacitor resistência (transformador da contracorrente gerada pela bobina em calor).
A estrutura do circuito pode ser observada na figura ao lado.