Turbopen

Turbo centrifugal and vibration screen

They sieve by vibration and vortexing. Its vanes push the material against the screen, facilitating the passage of the material. For thin materials they are extremely efficient.

Constrution and operation

No esquema 1 (ao lado) podemos observar o seguinte: O material a ser peneirado é coletado no receptáculo (1), transportado por uma rosca (2) até a hélice centrifugadora (3). Esta turbilhona o material de forma a ocorrer a passagem de finos através das malhas da tela (4), montada em um cesto removível.

O material passante fino é descarregado pelo funil (7). O material retido (grosso) é impulsionado para a frente, devido à inclinação das pás da hélice, indo passar pelo disco de retenção e sendo descarregado em (6).

Grãos críticos (tamanho semelhante à abertura da malha) são removidos pela ação vibratória da tela, que é causada pela centrifugação do material contra a mesma.

No esquema 2 (ao lado), vemos como pode ser conseguida a separação em três frações pela adição de mais um cesto de tela, hélice centrifugadora e disco de retenção (modelo TURBOPEN D®).

São possíveis execuções em aço carbono comum ou inoxidável, dependendo do produto a ser peneirado.

Os rolamentos são mantidos em mancais isolados do corpo da peneira, de forma que o calor gerado por estes não afete materiais mais sensíveis.

Especial cuidado é tomado com a vedação e, em casos específicos, a peneira pode ser fornecida com vedação a ar comprimido.

A montagem e desmontagem é bastante simples, principalmente a troca das telas. Estas estão montadas em cestos tensionadores, removíveis pela simples soltura de um anel de retenção do eixo e da tampa frontal. Veja ao lado a figura que demonstra este procedimento.

Veja ao lado um exemplo de instalação deste tipo de peneira em uma fábrica de grânulos plásticos.

SCHEDULE 1 - Turbopen S
SCHEDULE 2 - Turbopen D
Changing the screen is quite simple.
Example of installation in a plastic granules factory.
TOPO