Mavi Máquinas Vibratórias

Sua melhor opção em
equipamentos vibratórios

|   ENGLISH  |  ESPAÑOL  |  

Turbopen

Peneiras

Peneiram por vibração e turbilhonamento. Suas palhetas impulsionam o material contra a tela facilitando a passagem do material. Para materiais finos são extremamente eficientes.

Construção e funcionamento

No esquema 1 (ao lado) podemos observar o seguinte: O material a ser peneirado é coletado no receptáculo (1), transportado por uma rosca (2) até a hélice centrifugadora (3). Esta turbilhona o material de forma a ocorrer a passagem de finos através das malhas da tela (4), montada em um cesto removível.

O material passante fino é descarregado pelo funil (7). O material retido (grosso) é impulsionado para a frente, devido à inclinação das pás da hélice, indo passar pelo disco de retenção e sendo descarregado em (6).

Grãos críticos (tamanho semelhante à abertura da malha) são removidos pela ação vibratória da tela, que é causada pela centrifugação do material contra a mesma.

No esquema 2 (ao lado), vemos como pode ser conseguida a separação em três frações pela adição de mais um cesto de tela, hélice centrifugadora e disco de retenção (modelo TURBOPEN D®).

São possíveis execuções em aço carbono comum ou inoxidável, dependendo do produto a ser peneirado.

Os rolamentos são mantidos em mancais isolados do corpo da peneira, de forma que o calor gerado por estes não afete materiais mais sensíveis.

Especial cuidado é tomado com a vedação e, em casos específicos, a peneira pode ser fornecida com vedação a ar comprimido.

A montagem e desmontagem é bastante simples, principalmente a troca das telas. Estas estão montadas em cestos tensionadores, removíveis pela simples soltura de um anel de retenção do eixo e da tampa frontal. Veja ao lado a figura que demonstra este procedimento.

Veja ao lado um exemplo de instalação deste tipo de peneira em uma fábrica de grânulos plásticos.

ESQUEMA 1 - Turbopen S

ESQUEMA 2 - Turbopen D

Troca de tela é bastante simples.

Exemplo de instalação em fábrica de grânulos plásticos.

TOPO